Plano Municipal para a Igualdade da Golegã 2021

Com o Plano Municipal para a Igualdade da Golegã pretende-se dar os primeiros passos formais na organização interna do ponto de vista da Igualdade. Contudo, na realidade, ao longo dos últimos anos temos realizado ações que embora pontuais e não constantes em nenhum plano têm contribuído para que os objetivos municipais agora traçados em matéria de igualdade não sejam uma temática totalmente nova e que se espere de difícil concretização. Neste sentido, este Plano enquadra algumas atividades e ações já anteriormente desenvolvidas, devidamente sedimentadas e que contribuam para a melhoria da condição de vida das pessoas que habitam no Concelho. Por outro lado, ambiciona apresentar um leque de atividades, resultado de um trabalho de diagnóstico da problemática, impulsionando a redução de desigualdades, a melhoria das condições existentes, o equilíbrio dos recursos disponíveis, a promoção de uma participação pública e privada ajustada ao contexto de cada pessoa (independentemente da sua condição física, económica ou social), em que as diferenças de género, idade, condição social ou outras, sejam valorizadas e levadas em consideração na definição de políticas e na gestão da nossa sociedade. Pretende-se, pois, que no que concerne à Igualdade este seja um documento com uma perspetiva global e abrangente. Não obstante um dos princípios, para a elaboração sejam as questões diretamente relacionadas com o “género” e alguns documentos de base estratégico usarem essa designação, esta opção não condiciona nem altera as preocupações e as intenções explanadas ao longo do documento. Assim, falar em Igualdade implica obviamente falar em Igualdade de Género e assumir que esta é, sem dúvida, uma das áreas que mais desigualdades apresenta e, daí resulta, que também seja uma das áreas de maior destaque neste Plano.

Ver documento