O que é a
rede social?

A Rede Social é uma estrutura de governança de âmbito local que visa a articulação e congregação de esforços entre os atores sociais de natureza diversa que atuam no mesmo território, tendo como objetivos:

• Combate à pobreza e à exclusão social;
• Promoção do desenvolvimento social integrado;
• Promoção da inclusão e da coesão social.

Criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº197/97, de 18 de novembro, o programa Rede Social, surge como reconhecimento do papel das autarquias nas tradições de entreajuda familiar e de solidariedade mais alargada, pretendendo-se através deste programa fomentar uma consciência coletiva e responsável dos diferentes problemas sociais existentes no concelho. Define a Rede Social como um fórum de articulação e congregação de esforços baseados na adesão livre por parte das autarquias e das entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que nela queiram participar.

O fomento desta rede de apoio social integrado traduz-se na criação do Conselho Local de Ação Social (CLAS) enquanto estrutura organizativa concreta que materializa a Rede Social, constituindo-se como plataforma de planeamento e coordenação da intervenção social a nível do Concelho.

Neste contexto, pretende-se fomentar uma consciência coletiva e responsável dos diferentes problemas sociais e, desenvolver uma estratégia de abordagem da intervenção social incidindo na planificação estratégica territorializada da intervenção social local, com vista à consensualização de objetivos, à concertação das ações desenvolvidas pelos diferentes agentes locais e à otimização dos recursos endógenos e exógenos ao território, racionalizando e trazendo maior eficácia à ação das entidades públicas e privadas que atuam numa mesma unidade territorial.

Objetivos da rede social

O programa Rede Social tem como finalidade combater a pobreza e exclusão social numa perspetiva de promoção do desenvolvimento social. Tendo em conta esta finalidade e pelo facto do programa Rede Social se assumir como estruturante, os seus objetivos estratégicos são os seguintes:

Desenvolver uma parceria efetiva e dinâmica que articule a intervenção social dos diferentes agentes locais
Promover um planeamento integrado e sistemático, potenciando sinergias, competências e recursos a nível local
Garantir uma maior eficácia do conjunto de respostas sociais nos concelhos e freguesias.

Destes objetivos estratégicos decorrem os seguintes objetivos específicos:

Induzir o diagnóstico e o planeamento participados
Promover a coordenação das intervenções ao nível concelhio e de freguesia
Procurar soluções para os problemas das famílias e pessoas em situação de pobreza e exclusão social
Formar e qualificar agentes envolvidos nos processos de desenvolvimento local, no âmbito da Rede Social
Promover uma cobertura adequada do concelho por serviços e equipamentos
Potenciar e divulgar o conhecimento sobre as realidades concelhias