PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (PDS)

A Rede Social é uma estrutura de governança local que visa a articulação e congregação de esforços entre os agentes sociais ativos no concelho.

O planeamento no domínio social é uma metodologia de investigação-ação que associa o conhecimento das especificidades dos problemas locais à intenção de provocar uma mudança social. Deste modo, o PDS constitui um instrumento de definição conjunta e negociada de objetivos prioritários para a promoção do desenvolvimento social local.

Por Plano de Desenvolvimento Social entende-se a “(…) definição de um plano estratégico para 3/5 anos no qual se definem as estratégias de intervenção, bem como os objetivos a alcançar. É um instrumento de definição conjunta e contratualizada de objetivos prioritários, servindo de enquadramento às intervenções para a promoção do desenvolvimento social local. O PDS enuncia uma estratégia para atingir uma situação social desejável, mas realista, dos territórios sobre os quais incide” (Núcleo da Rede Social, 2004).

A sua elaboração, sustentou-se no diagnóstico social realizado por 4 grupos de trabalho, contando com 46 participantes, entre parceiros institucionais, organizações e peritos, coproduzido pelo Núcleo Executivo e autarquia e, com contributos dos Parceiros da Rede, sendo posteriormente validado pelos decisores políticos e CLASG.

À semelhança das metodologias utilizadas no âmbito do processo de Diagnóstico Social do Concelho, aprovado em outubro de 2022, na elaboração do PDS recorremos à metodologia de Focus Groups, organizados segundo as problemáticas definidas. Coube a estas entidades, através do cruzamento entre os problemas prioritários e os recursos humanos e materiais disponíveis, traçar a intervenção a seguir.

Com base nas problemáticas identificadas, foram definidos cinco eixos de intervenção prioritária:

As medidas resultantes dos Objetivos Estratégicos, em cada Eixo, foram definidas tendo, igualmente, em conta diversos documentos orientadores, bem como, o previsto no PRR e no Plano de Ação para a Garantia na Infância 2020-2030. Temos assim, 5 Eixos, 16 Estratégias e 166 Medidas para desenvolver no âmbito dos futuros Planos de Ação.

5 Eixos | 16 Estratégias de Intervenção | 166 Medidas/Ações

O Plano de Desenvolvimento Social terá uma meta temporal de 5 anos, dado que não se implementa, na sua totalidade a curto prazo. Conta com a participação de todos para que a sua execução seja uma realidade, e para que possamos nos momentos de monitorização avaliar o progresso de forma positiva. É um documento a ser completado com os Planos de Ação bianuais, e monitorizados semestralmente, através de Reuniões de Avaliação das Ações.

Ciclicidade de Planeamento e Monitorização

De referir, também que as prioridades estratégicas na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, também foram tidas em conta, sendo nosso objetivo contribuir para que Portugal continue a ser destacado como um dos Países mais sustentáveis do mundo, pela ONU.

O atual PDS da Golegã 2023-2027, convoca-nos a todos para um comprometimento pessoal e institucional numa ação coletiva que assume a coesão social como uma responsabilidade de todos.