Coordenação – 916809626

Email – info@asmmt.org

Página Web – www.asmmt.org

Associação de Saúde Mental do Médio Tejo

Conscientes da falta de respostas na comunidade, para a pessoa com doença mental grave e seus cuidadores, um grupo de técnicos da área da saúde mental, conjugam esforços para que as pessoas com doença mental grave e as suas famílias, num processo de associativismo, alcancem em conjunto a resposta a estas lacunas na área da reabilitação psicossocial.

A Associação Saúde Mental do Médio Tejo surge do desejo de um grupo, de profissionais de uma equipa multidisciplinar do Serviço de Psiquiatria, da Unidade de Tomar – Centro Hospitalar do Médio Tejo, que pretende acima de tudo servir ainda mais e cada vez melhor a pessoa com doença mental grave. Contribuindo para a reintegração da pessoa com doença mental na comunidade.

A 17 de Julho de 2013, os 11 fundadores da associação, formalizam a sua vontade de criar a Associação de Saúde Mental do Médio Tejo. Obtendo nesta data o estatuto de entidade sem fins lucrativos e cujo objeto consiste no apoio, formação, intervenção, avaliação e investigação no domínio da reabilitação psicossocial das pessoas com perturbação mental.

São objetivos da associação:

Promover a saúde mental em todas as fases da vida;

Criar respostas de reabilitação psicossocial, na comunidade, para a pessoa com doença mental, na zona do Médio Tejo, consequentemente oferecendo maior diversidade e qualidade nos serviços prestados;

Melhorar a eficácia e eficiência ao nível da Intervenção Residencial;

Trabalhar em parceria com as redes de apoio formal e informal, mobilizando/sensibilizando a comunidade em geral;

Contribuir para a desmitificação social da doença mental.

Serviços Prestados:

Programas de Combate ao estigma desde 2015 até à presente data;

Programas de formação de cuidadores formais/informais de pessoas portadoras de doença mental;

Programas de Promoção de Literacia em Saúde Mental, dirigido a crianças e jovens dos Agrupamentos de Escolas de Tomar desde 2018 até à presente data;

Gabinete de Apoio Psicossocial ao Utente com diversas valências (consultas de psicologia, apoio a adolescentes, psiquiatria, psiconeuroacunpuntura).

Programa Integrativamente (Programa de apoio multidisciplinar, cofinanciado pelo Portugal Inovação e que estará em funcionamento pelo período de 16 meses, tendo tido o seu início em março de 2022). A continuidade do Projeto a partir desta data, terá o apoio da CIMT.

Projetos A Iniciar:

Proposta de Equipa de Apoio domiciliário em dois concelhos, Tomar e Ourém, com abrangência a pessoas com doença mental grave, na tipologia de EAD. A candidatura de adesão à Rede Nacional Cuidados Integrados foi formalizada em 2018 e saiu em Despacho sob a forma de Contrato Programa 2021-2023, para constituição de duas equipas de EAD e para 8 visitas domiciliárias/dia.

Por ausência de estrutura financeira própria para início de atividade desta resposta e as exigências ainda não assinamos contrato programa, tendo, no entanto, dado início as diligencias necessárias ao mesmo.

Responsável Máximo (Presidências/Direções/…):

Presidente – Mónica Ferreira; Tesoureira – Ana Patrícia Jorge; Coordenadora Técnica – Rute Galvão.

Valências:

Programa Integrativamente – Resposta multidisciplinar ao domicílio, com objetivo de capacitar e empoderar as pessoas portadoras de doença mental, entre 18 e 65 anos, com objetivo de melhorar a sua qualidade de vida e desempenho pessoal e social. A equipa trabalha no ambiente do utente, visando ainda a redução de sobrecarga do cuidador.

Oficina com Arte – espaço socio-ocupacional, apoiado no âmbito do Associativismo da Camara Municipal de Tomar. Espaço cuja ferramenta terapêutica será a Arte Bruta, em que o publico alvo serão pessoas com doença mental, sem qualquer ocupação e que necessitem de treino de competências sociais e ocupacionais. Terá a dinamização de um terapeuta ocupacional, e a lotação para 8-10 artistas /dia, periodicidade 2 vezes por semana. Esta resposta terá início em abril de 2023.

Horários:

Segunda a Sexta feira das 9h as 18 horas