Equipa Radar Social inicia projeto!

O Município da Golegã viu aprovada a sua candidatura no âmbito do investimento RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, na tipologia Radar Social – Criação de Equipa para Projeto Piloto.

Os critérios de mérito da candidatura, traduziam-se em três indicadores, por um lado a apresentação do Diagnóstico Social e do Plano de Desenvolvimento Social atualizados e por outro a relação entre o número de potenciais destinatários a serem abrangidos no presente projeto, face à população residente, tendo o Município obtido a pontuação máxima de 100%, fruto do anterior trabalho desenvolvido pela Rede Social.

O Radar Social, que agora inicia, assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a Rede Social. Através desta medida, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do nosso território, na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado.

O pacote financeiro atribuído foi de 169.302,59€, distribuídos num período máximo de execução de 27 meses. Foi criada uma equipa técnica, constituída por 2 Técnicos Superiores na área da psicologia e serviço social, que darão um contributo decisivo para a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento dos fenómenos de vulnerabilidade no nosso território.