Morada ELI Lezíria Norte – Pólo de Golegã
Edifício Equuspolis
2150-169 Golegã
Contacto Telefónico:
Equuspolis: 249 979 000
Email: pipscg@gmail.com
Morada ELI Lezíria Norte (Sede)
Rua Canto do Jardim
2080 – 011 Almeirim
Tel. 243 594 357
E-mail: elilezirianorte@sapo.pt
(Página Web): https://snipi.gov.pt
O Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) integra um conjunto organizado de serviços da responsabilidade dos Ministérios da Saúde, do Trabalho e da Segurança Social e da Educação dirigido a crianças entre os 0 e os 6 anos e suas famílias e tem como missão garantir a Intervenção Precoce na Infância. Decreto-Lei n. º 281/2009.
Onde se deve dirigir se necessitar de IPI?
Se tem preocupações sobre o desenvolvimento do seu filho ou da sua filha deve partilhá-las com alguém da sua confiança. Fale com:
Pode ainda procurar a Equipa local de Intervenção Precoce na Infância (ELI) ou o Agrupamento de Escolas de Referência para a IPI, mais perto de si.
O SNIPI é coordenado pela Comissão de Coordenação Nacional a qual é constituída por representantes dos Ministérios do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, da Educação e da Saúde, sendo que as competências de cada Ministério se encontram claramente definidas no Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de outubro. As Subcomissões de Coordenação Regional são constituídas por profissionais designados pelos três Ministérios e têm como competências, entre outras, apoiar a Comissão de Coordenação do SNIPI, transmitir as suas orientações aos profissionais que compõem as Equipas Locais de Intervenção e acompanhar os Núcleos de Supervisão Técnica de dimensão distrital.
Responsável Máximo
A nível local, Golegã integra a ELI Lezíria Norte juntamente com os concelhos de Chamusca, Alpiarça e Almeirim. A Coordenação da ELI Lezíria Norte é atualmente a Dra. Mafalda Santos, técnica desta ELI, com sede no Centro de Saúde Almeirim. A nomeação da coordenação é da competência da Comissão de Coordenação do SNIPI.
Valências
A Intervenção Precoce na Infância pode ser definida como um conjunto de medidas de apoio da área social, da educação e da saúde, para crianças entre os 0 e os 6 anos e suas famílias, que são disponibilizadas para:
Estas ações devem ser realizadas nos ambientes habituais das crianças (casa, creche, jardim de infância, outros), durante as rotinas e atividades diárias de forma a promover a participação da criança nas experiências de aprendizagem, partindo dos objetivos definidos pela família.
A primeira infância é um momento notável de desenvolvimento cerebral. É nos primeiros anos que o desenvolvimento e a aprendizagem decorrem com maior rapidez. Assim sendo, estão criadas as condições para que a intervenção junto da criança, contribua para o seu desenvolvimento futuro.
Os primeiros anos de vida da criança são também uma fase de grande desafio para a família. As relações parentais e familiares vão-se construindo e é importante, que a criança desenvolva sentimentos de segurança e de bem-estar, e experimente várias atividades de aprendizagem ricas em estímulos.
Horários:
9h às 12h30 e das 13h30 às 17h